Materiais de Construção
Compressão é a atuação de uma força que produz uma redução do volume do material, uma redução de uma de suas dimensões, axial com a atuação da força, e um aumento da seção transversal a este mesmo eixo.
No exemplo acima a peça esta sofrendo compressão por meio de forças que atuam na mesma direção, empurrando a peça em sentidos opostos.
Para a realização dos ensaios de compressão utiliza-se a máquina universal, onde o corpo de prova é colocado, submetido a uma força em que se avalia a reação do material quando pressionado.
A figura mostra a máquina universal e um corpo de prova pronto para ser ensaiado.
Os esforços de compressão causam fissuras ao material, que em geral, são paralelas a direção do esforço. Como mostrado na figura abaixo.
Tração
O ensaio de tração consiste em alongar ou esticar um material a partir da aplicação de um esforço. O ensaio é realizado de acordo com normas que estabelecem uma padronização que permite a comparação com outros resultados ou a reprodução do ensaio.
O ensaio mecânico mais importante para a determinação da resistência dos materiais é o ensaio de tração, considerado destrutivo, pois deixa algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que este não fique inutilizado. Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material, além de conhecer como o material reage ao esforço de tração e a partir de que momento se rompe.
a) O ensaio é realizado de acordo com normas, que padronizam tanto a geometria quanto o procedimento de ensaio. A padronização é importante, pois permite a comparação com outros resultados, e a reprodução do ensaio