Materiais de construção mecânica
Polímeros: compostos resultantes da polimerização.
Termoplásticos: Há apenas ligações de Vander walls entre as cadeias, podem ser aquecidos e remodelados (reciclados). Ex: PET, PVC, NYLON,PAN. Apresentam grandes deformações antes da ruptura, e são sensíveis a “altas” temperaturas.
Termofixos: Apresentam ligações cruzadas entre as cadeias poliméricas, o que torna o material mais duro, forte e frágil(Er<2/6%). Este material é de cura irreversível(carboniza antes de fundir) o que torna sua reciclagem muito difícil. Ex: Epóxi, poliéster e poliuretano. Apresentam limites de escoamento a compressão maior que os de tração. São menos sensíveis a temperatura que os termoplásticos. Tempo de gel: tg= ocorre quanto o numero de ligações covalentes cruzadas atinge um valor crítico, até então o material podia ser moldado. Já para temperaturas maiores que tg o matérias não pode mais ser moldado.
Temperatura de transição vítrea: Tg= temperatura na qual acima dela o material se comporta como um vidro(duro e frágil) e abaixo desta com uma borracha.
Processos de fabricação: Injeção(funde-se o material e o coloca em um pistão pressionando no molde desejado)/ extrusão(funde-se o material e o comprime contra um orifício através do movimento de uma rosca mecânica)/Sopro(adequado para fabricação de materiais ocos, através de um pré forma,termoplásticos).
Vantagens: Leves, versáteis(podem ser facilmente moldados), não oxidam,produção em massa...
Desvantagens: Sensíveis a temperatura, baixo limite de resitência a tração/compressão, sensíveis aos raios UV, termofixos não são recicláveis...
Obs: Estiramento a frio: Aplica-se uma tração no matérial de modo a reorientar as suas fibras aumentando o modulo de elasticidade e a resistência tração do material, porém o material se torna mais frágil.
Compósitos :
Material que possui dois ou mais componentes em sua formação, com propriedades físicas e químicas distintas.
Componentes: Matriz: É o que