Materiais de construção mecânica
R: Tratamento Térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o objetivo de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. O tratamento térmico às vezes acontece inadvertidamente, como “efeito colateral” de um processo de fabricação que cause aquecimento ou resfriamento no metal, como nos casos de soldagem e de forjamento.
O tratamento térmico é normalmente associado com o aumento da resistência do material , mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.
2) Descreva os procedimentos e as aplicações dos tratamentos térmicos do tipo:
a) Recozimento;
b) Normalização;
c) Tempera;
d) Revenido.
R: a) Consiste no aquecimento e manutenção a uma temperatura adequada seguido de um resfriamento lento.
O recozimento visa principalmente a diminuição de dureza do aço.
Os aços podem ser recozidos para: facilitar o trabalho a frio, melhorar a usinabilidade, desenvolver propriedades mecânicas ou elétricas, ou promover a estabilidade dimensional.
b) A normalização tem os mesmos objetivos e procedimentos do recozimento, porém com resfriamento ao ar. Os objetivos da normalização são: refinar a granulação grosseira de peças de aço fundido, laminado ou forjado; uniformizar microestruturas; aumentar ou diminuir a resistência mecânica e a dureza de um aço dependendo da historia térmica ou mecânica do produto ou como tratamento preliminar à tempera e revenido.
c) É um processo de resfriamento brusco de uma peça de aço, previamente austenitizada, até a temperatura ambiente resultando na transformação da austenita em martensita. A escolha do banho de resfriamento depende: