materiais de construção mecanica
-> Tratamento térmico:
Operação ou conjunto de operações realizadas no estado sólido que compreendem aquecimento, permanência em determinadas temperaturas e resfriamento, realizados com a finalidade de conferir ao material determinadas características.
->Tratamento termoquímico:
Conjunto de operações realizadas no estado sólido que compreendem modificações na composição química da superfície da peça, em condições de temperatura e meio adequados, ou seja, são aqueles que combinam a ação do calor com a ação química e o resultado é o enriquecimento de uma camada, ou mesmo todo o volume, de uma peça com um elemento metálico ou não metálico.
2) A cementação necessita de tratamentos térmicos posteriores?
Dependem da microestrutura inicial do aço: granulação fina - tempo não prolongado de cementação - têmpera direta ou resfria no forno e tempera; granulação grosseira – tempos longos de tratamento - normalização e tempera.
Também existem as seguintes temperas:
- Tempera direta ou simples, é o procedimento de têmpera após cementação mais empregado.
- Tempera direta dupla, é uma segunda têmpera, realizada depois da direta.
- Tempera indireta simples, consiste no resfriamento da peça ao ar calmo. A seguir a peça é aquecida e resfriada a partir de um patamar pré-estabelecido.
- Tempera indireta dupla, consiste no resfriamento da peça ao ar calmo. A seguir a peça é reaquecida acima da linhas A3 e Acm e retemperadas.
3) De acordo com a figura abaixo descreva o efeito do tempo e da temperatura na profundidade endurecida de um aço.
O coeficiente de difusão do carbono na austenita determina o tempo necessário para a obtenção de uma determinada profundidade de camada e depende fortemente da temperatura.
O tempo do processo vai depender da profundidade da cementação desejada - quanto mais tempo durar a cementação, mais profundamente teremos a presença do carbono difundido. A este