Materiais de construção civil
A madeira é uma matéria sólida, derivada das árvores, conhecida e utilizada desde a pré-história. Grandes extensões de terra cobertas de árvores constituem as florestas, que fornecem as madeiras necessárias à indústria. É um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica.
Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é um excelente material de construção, muito utilizada para fins estruturais e de sustentação de construções. É caracterizada por absorver facilmente água. As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizando-se pela presença de caules de grandes dimensões, também denominados troncos, que aumentam seu diâmetro ao longo dos anos.
As indústrias florestais ocupam grande parte do mundo, e as explorações de madeiras em florestas naturais são umas das principais causas de deflorestação e de perde de habitat para múltiplas espécies, ameaçando severamente a biodiversidade.
Classificação:
As madeiras podem ser classificadas em:
Madeiras finas: são em pregadas em marcenaria e em construção corrente na execução de esquadrias.
Madeiras duras (de Lei): são empregadas em construção, como suportes e vigas.
Madeiras resinosas: são empregadas quase que exclusivamente em construções temporárias. Madeiras brandas: possuem pequena durabilidade, porém de grande facilidade de trabalho. Não são usadas em construções.
Produção:
A produção das madeiras se inicia com o corte das árvores e prossegue normalmente com a toragem, o falquejo, o desdobro e o aparelhamento das peças.
- Corte
O corte deve ser realizado em épocas apropriadas, geralmente no inverno. A madeira cortada durante o inverno seca melhor e mais lentamente, evitando o aparecimento de fendas e rachas que são vias de acesso para os agentes de deterioração.
Por outro lado esta época corresponde a uma paralisação na vida vegetativa das árvores, quando contém menos seiva elaborada, amido e fosfato que