Materiais de construção 1 Lista resolvida
Lista de exercícios – Materiais de construção 1 – 08/10/2014
PARTE 1
1- Agregados são mais baratos, não entram nas reações químicas, isso o classifica como material inerte. Porem, como o agregado vem desempenhando papeis importantes nas propriedades do concreto este ponto de vista vem sendo debatido nos dias de hoje.
2- Rochas são agregados naturais ou combinações de um ou mais minerais, enquanto que minerais são sólidos inorgânicos naturais de composição química definida e combinação ordenada de átomos. Dessa forma, o processo de formação das rochas e condições de formação estão intimamente relacionados às suas características e propriedades. A pedra-pomes é uma rocha originada a partir do rápido resfriamento do magma abundante em gases. E, em função disso, é classificada como magmática, devido ao rápido processo de resfriamento, possui muitos poros, o que lhe confere a característica de ser um agregado muito leve. É importante também citar que agregados calcários tendem a formar, predominantemente, partículas lamelares ou achatadas, uma vez que esse tipo de agregado é de origem sedimentar, onde são criadas camadas de sedimentos que são compactadas ao longo do tempo através de altas pressões e temperaturas.
3- Os concretos leves são reconhecidos pelo seu reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico.
Enquanto os concretos normais têm sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os leves chegam a atingir densidades próximas a 500 kg/m³. Cabe lembrar que a diminuição da densidade afeta diretamente a resistência do concreto.
Os concretos leves mais utilizados são os celulares, os sem finos e os produzidos com agregados leves, como isopor, vermiculita e argila expandida.
O concreto pesado é obtido através da utilização de agregados com maior massa específica aparente em sua composição, como por exemplo, a hematita, a magnetita e a barita. Sua dosagem deve