Materiais de cm
1. O que vem a ser temperabilidade dos aços e quais os principais métodos para ser medida?
A temperabilidade é habitualmente definida como sendo a capacidade de um aço para formar martensita na têmpera. Pode ser medida com métodos do tipo: método Grossman-Asimov, ensaio Jominy e diagramas T.
2. Quais os principais fatores de influência nos tratamentos térmicos?
São 4 fatores bem importantes: tempo, temperatura, velocidade de resfriamento e atmosfera (para evitar a oxidação ou a descarbonetação de um aço, por exemplo).
3. Como é feito o tratamento térmico de têmpera e para que serve? O que sempre vem após? Faça um esquema.
Este processo garante um ganho significativo na dureza do aço com a formação da fase martensita. É o tratamento térmico mais importante dos aços, principalmente os que são utilizados em construção mecânica. As condições de aquecimento são muito semelhantes às que ocorrem no recozimento e na normalização. O resfriamento, entretanto, é muito rápido, empregando geralmente meios líquidos para resfriar as peças. Este tratamento resulta em modificações muito intensas nos aços, que levam a um grande aumento da dureza, da resistência ao desgaste, da resistência à tração, ao mesmo tempo em que as propriedades relacionadas à ductilidade sofrem uma apreciável diminuição. Além disso, tensões internas são geradas em grande intensidade. Os inconvenientes causados por essas tensões internas, associadas à excessiva dureza e quase total ausência de ductilidade, exigem um tratamento térmico posterior chamado revenido, que melhora a ductilidade e a tenacidade. A têmpera é um processo bastante geral e pode ser aplicado a uma grande variedade de aços.
4. O que é alívio de tensões?
O alívio de tensões é um tratamento térmico onde o forno é aquecido a apenas uma fração da temperatura crítica usada em processos de têmpera e de controle de microestrutura. Neste processo um metal não sofre alterações de