Materiais da construção civil
CAMPUS IMPERATRIZ
CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II
PROF.: VALDIVIO R. CERQUEIRA
Imperatriz-MA
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA - MA
CAMPUS IMPERATRIZ
CURSO TECNICO DE EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROFESSOR: VALDIVIO R. CERQUEIRA
CONCRETO
1. DEFINIÇÃO:
O concreto não existe pronto na natureza. É um material composto, feito a partir da mistura de outros materiais: cimento, areia, pedra (ou brita) e água.
Existem dois tipos de concreto: o estrutural e o não estrutural. O estrutural é o usado na estrutura, que como já vimos, é a parte da construção com resistência suficiente para segurá-la de pé. O concreto não estrutural, também chamado concreto magro, tem resistência menor e é utilizado em partes não estruturais do edifício como por exemplo, lastro para pisos. O concreto no seu estado fresco, isto é, logo após ser produzido, é uma massa que pode ser moldada, como se fosse uma massa para fazer um bolo. O concreto é então colocado numa fôrma, isto é, num molde, geralmente de madeira, como se fosse a fôrma do bolo. Depois de um determinado tempo, o concreto fica endurecido, adquirindo resistência. Neste momento a fôrma é retirada e o "bolo fica pronto", isto é, o concreto fica com a forma desejada.
Só com essa rápida apresentação, já dá para perceber as grandes vantagens do concreto como material estrutural, e porque é tão utilizado. Primeiro, é muito resistente. Segundo, pode ser moldado nas mais diferentes formas. Isto fez com que o concreto se tornasse um dos materiais preferidos dos arquitetos e engenheiros, que puderam projetar e construir obras incríveis, diferentes, super arrojadas e bonitas.
2 MATERIAIS DO CONCRETO
2.1Cimento:
É um pó fino acinzentado com propriedades aglomerantes, isto é, quando misturado com água vira uma