MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Recredenciamento e Autorização de Funcionamento dos Cursos Técnicos pelo Parecer n. 037/08-CEE/RO e
Resoluções n. 430/08-CEE/RO, 786/10-CEE/RO e 787/10-CEE/RO
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
TURMA: A/2013
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL / MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Professor: JUNIOR
ALUNO: HENRIQUE LIMA
CACOAL
14/11/2013
Esferas plásticas confinadas entre armaduras para execução de lajes
Em construção em Brasília, o novo Centro Administrativo do Distrito Federal está apostando em uma tecnologia bastante utilizada na Europa. Para reduzir o peso próprio das lajes planas, o consórcio formado por Odebrecht e Via Engenharia adotou o sistema patenteado BubbleDeck. As pré-lajes são içadas em painéis de armaduras com esferas plásticas confinadas. Os vazios formados pelas esferas reduzem em até 35% o peso próprio em relação a uma laje comum.
As esferas plásticas são produzidas com polipropileno e são inseridas entre duas telas de aço. A execução de uma laje é feita basicamente em quatro etapas. Após a fabricação dos painéis na fábrica, se inicia a execução do escoramento a montagem dos elementos pré-moldados. Posteriormente é colocada a armação complementar e feita a concretagem final solidarizando toda laje.
O uso das esferas dispensa a necessidade de vigas e reduz o número pilares, permitindo vãos maiores. O sistema também proporciona, de acordo com o fabricante, maior isolamento acústico e térmico e, em caso de incêndio, as esferas carbonizam sem emitir gases tóxicos;
A rapidez cujo este sistema oferece e também um grande voto a favor da utilização do material, porem esta matéria ainda está em expansão, e ganhando então seus clientes, tentando introduzir na cultura, e no uso do dia a dia, a utilização deste material.
Referencia: