Materiais Compósitos da MAdeira - MDF
Este trabalho tem como tema principal o MDF e outros materiais compósitos da madeira. O trabalho tem como objetivo aprender algo sobre os compósitos da madeira (aglomerado, contraplacado, cartão…), mas principalmente sobre o MDF que também é um derivado da madeira.
Em relação ao MDF o trabalho relata como este surgiu, a sua importância, os vários tipos de MDF e as suas características e classificações, o seu processo de transformação, e as aplicações uteis artísticas deste material.
Materiais Compósitos da Madeira
Aglomerado
Este tipo de material é um dos mais comuns produtos derivados de madeira. O aglomerado é muito versátil no que diz respeito às suas potenciais aplicações. É constituído por uma placa de três camadas tendo uma superfície macia, uniforme e plana. É composto por partículas de madeira de três diferentes dimensões unidas por resinas especiais e prensagem a quente, de forma que a superfície fique mais densa e o centro da placa fique menos denso. Isto contribui para a estabilidade da placa que poderá receber aplicação de tintas, vernizes, folheados de madeira ou sintéticos. A madeira utilizada pode vir de plantações próprias (reflorestamento) ou restos de madeiras (reciclagem).
Este material na atualidade é muito usado em móveis e artesanatos. Não é apropriado para uso em lugares húmidos ou expostos a luz direta do sol. O aglomerado é indicado para confeção de portas de armários, tampos de mesas e outras peças onde se deseja obter um bom acabamento e uniformidade. Ele também é adequado para a fabricar mobiliário de cozinha, quarto, sala e área de serviço com grandes vantagens sobre o contraplacado quando se trata de características físicas e econômicas e sobre o MDF para as mesmas funções, exceto para portas trabalhadas.
Contraplacado
O Contraplacado é um tipo de madeira feito de placas de entalho de madeira. As camadas são coladas umas às outras cada uma com seu grão