Materiais Cerâmicos
Esta pesquisa terá a apresentação voltada para os materiais cerâmicos, focando nas suas propriedades físicas e químicas, citando alguns exemplos e aplicações no geral e na engenharia civil.
2 DESENVOLVIMENTO
2. 1 MATERIAIS CERÂMICOS
2. 1. 1 Compostos químicos envolvendo elementos metálicos e não-metálicos. E sua variedade de propriedades mecânicas e físicas permitem aplicações em campos distintos.
2. 2 PROPIEDADES FISICAS E QUIMICAS DOS MATERIAS CERÂMICOS
2. 2. 1 Densidade: 2-3 g/cm3
2. 2. 2 Embora os materiais cerâmicos sejam em geral isolantes de calor e eletricidade, há uma classe de materiais cerâmicos que são supercondutores
2. 2. 3 A dilatação térmica é baixa comparada com metais e polímeros
2. 2. 4 São constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente.
2. 2. 5 Altas temperaturas de fusão
TABELA 1 – Ponto de ebulição de alguns materiais cerâmicos.
2. 2. 6 Apresentam maior módulo de elasticidade (ligações químicas mais fortes).
2. 2. 7 Materiais essencialmente frágeis e apresentam fratura frágil.
2. 3 EXEMPLOS E APLICAÇÕES GERAIS DE MATERIAS CERÂMICOS
2. 3. 1 Alumina
Pode ser utilizada na forma densa ou porosa, produzida por prensagem e sinterização em torno de 1600ºC. Utilizada principalmente em ponto de apoio de carga em próteses de quadril e implantes dentais, é resistente à corrosão, boa biocompatibilidade, alta resistência à abrasão e alta resistência mecânica à compressão.
2. 3. 2 Cimentos de fosfato de cálcio
O cimento ósseo é colocado nos espaços vazios entre o implante e a superfície óssea endosteal, endurecendo em pouco tempo e assegurando a firme colocação da prótese.
Principais vantagens: Não é necessário dar forma à cavidade; Preparação realizada durante a cirurgia;