MATERIAIS CERÂMICOS
Termorrígidos
São rígidos e quebráveis, porém bastante resistentes, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez transformados (moldados), não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando impossível sua reciclagem.
A cerâmica é um material inorgânico constituído por materiais metálicos e não metálicos, onde estes são unidos por meio de várias ligações químicas. Podendo variar entre um material cristalino, não cristalino e um material com uma mistura de ambas as estruturas. Provém da argila, após passar pelos processos de moldagem, secagem e sinterização. Este material pode ser utilizado na fabricação de uma diversidade de produtos, como telhas, tijolos, peças sanitárias, lajotas e outros produtos cerâmicos.
A argila pode apresentar duas cores básicas, a vermelha e a clara. A vermelha é extraída de barrancos e das laterais de rios. Esta é muito plástica e fundível, contendo uma porcentagem grande de óxido de ferro em sua composição. Este tipo de argila se funde em temperaturas acima de 1100°C, caracterizada pela cor vermelha quando úmida e castanha após a sinterização. É utilizada na confecção de telhas, tijolos e lajotas.
A argila clara é extraída de rochas sedimentares e muito utilizada na fabricação de porcelanas, azulejos etc. Caracteriza-se pela cor branca, tanto antes quanto após a sinterização, podendo sofrer a adição de corantes e óxidos para promover coloração. Esta argila funde-se em temperaturas de aproximadamente 1800°C e, por esta razão, misturase a ela materiais fundentes com o intuito de diminuir seu ponto de fusão.
Com este tipo de argila só pode-se trabalhar em moldes e, uma vez que possui impurezas, requer lavagem após o processo de moldagem. Quanto ao processo de moldagem, este é característico de cada tipo de cerâmica. A moldagem por prensagem é normalmente utilizada em cerâmica secas ou semi-secas (com 4 a 10% de água) para