Materiais bacanas
Os habitantes do Rio Grande do Sul são chamados de riograndenses-do-sul, su-riograndenses e gaúchos. Mas gaúchos também são os homens dos pampas argentinos e uruguaios. Segundo a Wikipedia, a palavra gaúcho veio do espanhol e signifíca “valente, nobre, generoso”.
A população do Rio Grande do Sul é formada por descendentes de indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, alemães, italianos e poloneses. Ainda é possível encontrar falantes de dialetos italianos e alemães no estado, especialmente na região da Serra Gaúcha.
A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil e a segunda maior da América Latina.
Os pampas ocupam 66% da área do estado do Rio Grande do Sul.
Gisele Bündchen (modelo), Xuxa (apresentadora de TV), Mário Quintana (poeta), Elis Regina (cantora) e Ronaldinho Gaúcho (jogador de futebol).
O clima da região sul é parecido com o da europa.
Um dos pratos típicos do Paraná é o barreado, um cozido de carne, prato caboclo típico do litoral. Ele é preparado com carne bovina, toucinho e temperos colocados em uma panela de barro. Ela é enterrada e acende-se por cima, uma fogueira. Após 12 horas de cozimento, a iguaria está pronta.
Em Santa Catarina há uma grande quantidade de casas com arquitetura tipicamente europeia, além da arquitetura, os imigrantes do velho continente contribuíram na cultura vinhateira, na triticultura (cultura com trigo), linho, algodão, cânhamo e mandioca.
A Oktoberfest, em Blumenau (SC), é uma festa de origem alemã, tradicional festa da cerveja. Esse evento atrai milhares de turistas. O consumo médio de cerveja chega à incríveis 5 milhões de litros durante o evento.
Outro elemento da cultura de Santa Catarina é a dança de fitas, uma tradição milenar, o qual consiste num pau de fita, cujo mastro é sustentado no centro da dança por um menino. Da ponta do mastro saem pares de fita, cujas figurações se atém ao ato de trançá-las, girando e dançando em torno do mastro central.
A