MATERIAIS ARTIFICIAIS UNIDADE 1
1.
No canteiro de obras, consideramos materiais não perecíveis: a areia, as pedras britadas, os tijolos, as madeiras e ferros. Na obra, existem outros materiais não perecíveis, que são armazenados devido ao seu elevado custo em relação ao material citado anteriormente, por exemplo, azulejos, conexões e tubos, conduítes etc. Como esses materiais são aplicados quando a obra já está em fase de cobertura, vedos concluídos, são armazenados dentro da própria obra, evitando-se a construção de um barracão maior. No caso da areia, os cuidados para seu armazenamento são:
a. Durante o andamento da obra, precisamos ter o controle diário de consumo de materiais, assim como produção da mão de obra para cada serviço, para a devida apropriação. Assim, podemos ter no canteiro um depósito para armazenar a areia e, ao mesmo, tempo servir para cubagem da quantidade gasta. Construímos um cercado com a dimensão aproximada de uma carroceria de caminhão, 5.00 x 2.30 x 0.60 m. Tomaríamos as dimensões de 5.00 x 2.00 m como base e a altura de 1.00 m na frente, por onde é feita a descarga dos caminhões, e a altura de 0.70 m no lado onde são alimentados a betoneira e o amassador. Esse cercado tem a capacidade aproximada de 6.00 m3 de areia, de onde podemos calcular que 1.00 m3 de areia ocupa uma área de 2.00 m2 de terreno.
b. O armazenamento da areia é de fácil distribuição no canteiro de obra. Podendo estar situado nos fundos do terreno para que não atrapalhe a entrada e a saída de material da obra. Sendo assim, armazenar a areia em uma caixa medindo 1.50 x 1.50 m e 1.20 m de altura é o suficiente para armazenar uma quantidade de 6 m3, o equivalente a carroceria de um caminhão.
c. Um material perecível e de fácil manuseio pode ser armazenado em local limpo e livre de receber entulhos que irão prejudicar no seu manuseio futuro. O local mais indicado e dadas as dimensões necessárias seria na própria calçada, ou mesmo no asfalto, já que os mesmos possuem uma