Materiaa
Governos, pesquisadores e empresários têm um dos maiores desafios da década: aumentar, em até 70%, a produção de alimentos para atender à demanda mundial. Há 1 bilHão de pessoas passando fome, no mundo. não basta mais apenas ampliar a produção de alimentos. é preciso oferecer comida com qualidade, mais barata e sem causar danos ambientais. isso é possível? fiGura o farmacêutico especialista em alimento.
vários profissionais atuam na área, mas, ressalte-se, o farmacêutico é o único que, cientificamente, conHece as interações entre alimentos e entre alimentos e medicamentos, o mecanismo de absorção do produto pelo orGanismo e todo o seu metabolismo. isso faz diferença para a pesquisa e produção de alimentos? a revista “pHarmacia brasileira” entrevistou o farmacêutico jorGe alberto coelHo da silva, empresário do setor. para os farmacêuticos.
entre
os profissionais cHamados a encontrar respostas a esses novos desafios,
ele fala da formação profissional e do mercado
Pelo jornalista Aloísio Brandão, Editor desta revista.
Pharmacia Brasileira - Setembro a Dezembro 2009
35
A umentar, em até 70%, a produção de alimentos para atender à nova demanda mundial é um dos maiores desafios impostos aos governos, produtores e pesquisadores do setor, em todo o mundo. Os desafios, em verdade, são ainda muito maiores, se se entender que apenas a expansão da produção, em si, já não é mais suficiente para atender as exigências do mundo, que cobra mais comida, sim, porém associada ao conceito de preservação ambiental e que sinalize para a manutenção da saúde e até para a cura de doenças. É possível produzir com dano zero à natureza, atendendo, ainda, a tantos outros requisitos? E como enfrentar esses desafios, se a eles é, ainda, agregada uma nova ordem do mercado, que é produzir alimento barato e com qualidade? Entre os profissionais chamados a encontrar respostas a tantas questões, figura o FARMACÊUTICO ESPECIALISTA EM