matemáticas 2°
Figura 4.14
4.7 DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS TERMINAIS, RAMAIS EALIMENTADORES
O dimensionamento elétrico de circuitos de uma instalação elétrica deve levar emconsideração as condições atuais necessárias à operação dos equipamentos e aprevisão de expansão futura .Em primeira analise, objetiva a determinação da seção dos condutores de fase ede neutro que constituem os circuitos terminais, bem como as características dosequipamentos de proteção e manobra. Os elementos necessários para a especificação são:
−
Diagrama unifilar;
−
Tabela de cargas do circuito;
−
A tabela de capacidade de corrente dos condutores;
−
Tabelas de fator de correção para eletrodutos;
−
Tabela de quedas de tensão em função da carga;
−
Tabela de características gerais dos dispositivos de proteção. A partir dos dados fornecidos é possível preparar o esboço de dimensionamento edaí reavaliar alguns aspectos como, quantidade de condutores, e redistribuição decargas.Dois critérios iniciais básicos devem ser obedecidos :
−
Capacidade de corrente;
−
Queda de tensão admissível. ____________________________________________________________ 51/ 83Mantenedor Eletroeletrônico
Elétrica ____________________________________________________________
Estes dois critérios estão contemplados em disposições de normas e emcaracterísticas técnicas dos materiais que os fabricantes garantem.Em sistemas trifásicos, a corrente nominal de motores elétricos é estabelecidaatravés de dados de placa, ou pela formula :I = P ( CV ) x 736 . ou I = P ( HP ) x 746 .
√
3 x Vn x cós( ϕ ) x η √
3 x Vn x cós( ϕ ) x η onde :
P
é a potência mecânica nominal do motor em CV ou em HP;
Vn
é a tensão nominal de operação do motor; cos( ϕ
)
é o fator de potência do motor a plena carga; η é o rendimento do motor.Conhecendo-se então a corrente do circuito, deve-se determinar a seçãoadequada dos condutores