Matemática
Quando o educador incrementa sua atividade em sala de aula com conteúdo amplo de conhecimento e divertido, o aluno fica mais interessado e motivado em realizar as lições.
Uma técnica muito importante para fazer com que os alunos pratiquem a matemática são os chamados “Problemas de Equação”, onde os professores propõem atividades onde o aluno se esforce para solucionar o problema. Os alunos devem aprender que não basta resolver os problemas, mas também propor situações problemas partindo da realidade que o cerca, levantando questionamentos, levantar hipóteses e superar dificuldades e obstáculos. Por exemplo:
Joãozinho tem 20 balas, Pedrinho tem 17 e Eduarda tem 8, eles resolveram doar estas balas para crianças carentes. Quantas balas Joãozinho, Pedrinho e Eduarda doaram?
R: Eles doaram 45 balas.
Esse tipo de atividade faz a criança ficar confusa, mas logo a seguir desperte a vontade de solucionas aquele caso.
Hoje em dia com as cantigas infantis onde na letra cotem números, fica mais fácil dos pequeninos aprenderem com diversão, e dessa forma que aprender fica mais divertido.
O trabalho em grupo, o desenvolvimento da sociabilidade e da comunicação, o material dourado, ábaco, atividades lúdicas e outros, ajudam em sala de aula no aumento da capacidade de resolver problemas.
Na resolução de problemas deve ser visto como um exercício e não apenas um problema a ser resolvido de maneira exata, envolver variedades de tarefas, onde os alunos podem colocar-se a raciocinar, criar um ambiente de diálogo com os coleguinhas de classe com situações de seu cotidiano.
E vamos caminhar para nos tornarmos uma sociedade que tenhamos voz e vez de perguntar e responder, usar argumentos, ou seja esclarecer ideias e