Matemática e a música
A música é feita de ritmos e sons, o ritmo tem haver com o tempo, divisões de tempo e assim temos a matemática para organizar e explicar essa relação. Já o som tem haver com a combinação de fatores físicos como intensidade frequência e timbre. E aqui temos a matemática para explicar tudo isso:
Ritmo
Tem haver com tempo e o tempo tem haver com a matemática, os ritmos musicais possuem batidas com intensidades diferentes (acentuações), quer se repetem dentro de algum padrão, e é isso que permiti classificar as diversas variedades de ritmos existentes na música. No que se refere ao ritmo, à música é organizada em “pedaços”, ou seja, compassos, contendo o mesmo número de tempos do compasso de referência. Por exemplo, numa música que utiliza compasso quaternário, os pedaços contêm sempre quatro tempos. Mas esses tempos ainda podem ser divididos por meio tempo um quarto de tempo, um oitavo de tempo ou ainda em dois tempos de quatro tempos. Assim, por exemplo, se tocarmos uma nota em um tempo e depois repetimos essa nota em dois tempos ou ainda em quatro tempos, passamos a ter ritmos diferentes. Na música, alguns símbolos fazem referência a duração (tempo) em que as notas devem ser tocadas, são eles:
Imagine uma nota, por exemplo, Dó, sendo cantada em um tempo único, e logo depois imagine essa mesma nota sendo subdividida em dois tempos, assim temos:
Um Tempo
Meio tempo
Um quarto do tempo
Assim temos no primeiro exemplo um Dó mais prolongado, já no segundo exemplo temos o tempo divido em dois e no terceiro tempo divido em quatro.
O som Existem certas características físicas de um som musical que o distingue de sons que são apenas ruídos, e cada instrumento produz uma modalidade diferente de som que pode ser encaixada dentro de um padrão matemático.
Utilizando instrumentos que transcrevem as ondas sonoras em imagens visuais, os