Matemática e Ciências
Autor do artigo leitura: do conceito às orientações, Idanir Ecco abordou com esta obra que a leitura tem importância na vida das pessoas. Urge compreender que a técnica da leitura garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente.
Etimologicamente, ler deriva do latim “lego/legere”, que significa recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. No entanto, entendemos, com Luckesi (2003, p119) que “[...] a leitura, para atender o seu pleno sentido e significado, deve, intencionalmente, referir-se a realidade. Caso contrário ela será um processo mecânico de decodificação de símbolos”.
É mister, primeiramente, frisar que a leitura é muitíssimo importante, pois “[...] amplia e integra conhecimentos [...], abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação [...]” (RUIZ, 2002, p35).
O objetivo maior ao proceder à leitura de uma determinada obra consiste em “[...] aprender, entender e reter o que está lendo” (MAGRO, 1979, p09). Por conseguinte, inquestionavelmente, a leitura é uma prática que requer aprendizagem para a tal e, sem sombra de dúvida, uma atividade ainda pouco desenvolvida.
O deleite advindo da leitura não se conquista num passe de mágica, espontaneamente. Requer opção, atitudes coerentes e pertinentes ao objetivo proposto.
Considerando apropriações de estudos realizados com o intuito em aperfeiçoar o hábito de leitura, elencamos alguns aspectos e/ou habilidades que julgamos pertinentes, nesta perspectiva:
1º - Ler com objetivo determinado, isto é, ter uma finalidade;
2º - Ler unidades de pensamento e não palavras por palavras;
3º - Ajustar a velocidade da leitura ao assunto;
4º - Avaliar o que se está lendo, perguntando pelo sentido;
5º - Aprimorar o vocabulário, esclarecendo termos e palavras “novas”. A leitura eficiente depende de método. No entanto, o método está na dependência de quem o aplica.
O ato de ler é