Matemática e cidadania
Qual a relação entre cidadania, Matemática e nossas decisões? Cidadania tem tudo a ver com a capacidade de lidar com situações novas. Diariamente lidamos com situações conhecidas e rotineiras a partir de regras que são memorizadas e obedecidas. Mas o grande desafio está em tomar decisões sobre situações imprevistas e inesperadas e que hoje, num contexto social de profundas transformações e mudanças de paradigmas, são cada vez mais freqüentes. A tomada de decisões exige criatividade e ética. A matemática é um instrumento importantíssimo para a tomada de decisões, pois apela para a criatividade. Ao mesmo tempo, a matemática fornece, entre outras coisas, os instrumentos necessários para uma avaliação das conseqüências da decisão escolhida. A essência do comportamento ético resulta do conhecimento das conseqüências das decisões que tomamos. Portanto ao tomar uma decisão correta numa situação nunca antes vivenciada é muito improvável que você não faça uso de elementos matemáticos. E tem gente por aí a fora que acha que Matemática é só fazer conta!!!
Matemática e construção da cidadania
O papel que a Matemática desempenha na formação básica do cidadão brasileiro norteia o currículo básico de educação matemática. Falar em formação básica para a cidadania significa falar da inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura, no âmbito da sociedade brasileira.
A pluralidade de etnias existente no Brasil, que dá origem a diferentes modos de vida, valores, crenças e conhecimentos, apresenta-se para a educação matemática como um desafio interessante.
Os alunos trazem para a escola conhecimentos, idéias e intuições, construídos através das experiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam à sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Além disso, aprendem a atuar de acordo com os recursos, dependências e restrições de seu