Matemática e as tecnologias
O uso das tecnologias na prática docente faz parte da aprendizagem construtivista, que tem como principio básico a construção do conhecimento a partir das ações do sujeito. É através da interação com o objeto do conhecimento que o sujeito se constitui.
“(...) o estudo da tomada de consciência nos conduziu a colocá-la na perspectiva geral da relação circular entre o sujeito e os objetos, o primeiro não aprendendo a se conhecer senão agindo sobre estes e os segundos só tornando-se conhecíveis em função do progresso das ações exercidas por eles.” (Piaget, 1974: 281-282, tradução dos autores)7
Sendo assim, o objeto é a mediação entre o sujeito que atua e o sujeito que se constrói a partir dessa interação com o objeto. A tecnologia pode ser um objeto destinado ao processo de construção do conhecimento, é importante que o professor domine as ferramentas tecnológias e se sinta preparado para aplica-las em sua sala de aula. O uso de calculadoras e saber lidar com os principios basicos das planilhas de excel são atualmente demandas sociais que devem ser utilizadas com cautela, em situações específicas e representadas como objetos que evitam o desperdício do tempo, ressaltando que o uso do lápis, borracha, papel, régua, esquadro, compasso entre outros são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
É um