Matemática nos dias de hoje
A matemática nos dias atuais
Atualmente muito se fala sobre como ensinar matemática de forma eficaz e significativa. Este é, sem dúvida, o grande desafio dos professores. Preocupados com uma educação de qualidade. Muitas vezes os conteúdos ensinados não fazem sentido para o aluno. Criou-se um saber distante do “mundo real” em que os alunos vivem e trabalham.
Portanto os objetivos deste trabalho é desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado pela observação de regularidades e de propriedade das operações e pela antecipação e verificação de resultado.
Dessa forma os alunos chegam ao ensino médio, e até a universidade, sem dominar conceitos matemáticos fundamentais, conceitos estes que envolvem noções básicas como dimensionar, quantificar, medir, classificar e interpretar.
Desse modo, é fundamental que o professor, antes de elaborar situações de aprendizagem, investigue qual é o domínio que cada criança tem sobre o assunto que vai explorar, em que situações algumas concepções são ainda instáveis, quais as possibilidades e as dificuldades de cada uma para enfrentar este ou aquele desafio.
É importante salienta que partir dos conhecimentos que as crianças possuem não significa restringir-se a eles, pois é papel da escola ampliar esse universo de conhecimentos e dar condições a ela de estabelecerem vínculos entre que conhece e novos conteúdo que vão construir, possibilitando uma aprendizagem significativa.
02 A matemática na formação básica
O papel que a matemática desempenha na formação básica do cidadão brasileiro norteia estes parâmetros. Falar em formação básica para a cidadania significa falar da inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura, no âmbito da sociedade brasileira. por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos): os significados das coisas passam a ser imaginados por