Matemática financeira
IIIIIIIVVVICONCEITOS BÁSICOS JUROS SIMPLES JUROS COMPOSTOS TAXA DE JUROS DESCONTOS PLANOS OU SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS VII- CÁLCULO FINANCEIRO: CUSTO REAL EFETIVO DE OPERAÇÕES DE FINACIAMENTO, EMPRÉSTIMO E INVESTIMENTO VIII- AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTO (T.I.R)
I- CONCEITOS BÁSICOS -Capital (C) – quantidade de dinheiro que será transacionada -Juro (J) – remuneração pelo uso do capital -Taxa de Juros (i) – relação entre os juros pagos e o capital num intervalo de tempo chamado período -Montante (M) – soma do capital com os juros no final do prazo -Fluxo de Caixa – relação de entradas e saídas de dinheiro
-Regimes de Capitalização
Sistema de Capitalização Simples ou Juros Simples; o juro de qualquer período é constante pois é sempre calculado sobre o capital inicial. Sistema de Capitalização Composta ou Juros Compostos; o juro de cada período é calculado sobre o capital inicial mais os juros acumulados até o período anterior. Na resolução dos problemas é importante que a PERIODICIDADE DA TAXA DE JUROS e o PRAZO de aplicação estejam expressos na mesma unidade de tempo.
II- JURO SIMPLES
O juros será simples quando incidir apenas sobre o valor do capital inicial. Nos períodos subsequentes, os juros não serão acrescidos de novos juros. Capital inicial ou valor principal é o valor inicialmente considerado na transação, antes de somarmos os juros. Suas fórmulas são: J=C.i.t M=C+J M = C + C.i.t Observe que no lado direito do sinal de igual há um fator comum, a variável C, que pode ser colocada em evidência, ficando a fórmula com o seguinte aspecto: M = C ( 1 + it) O fator (1 + it) é chamado de FATOR DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL para juros simples. Para calcular o montante a juros simples, basta multiplicar o capital C pelo fator de acumulação de capital (1 + it).
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE JUROS SIMPLES 01. Calcular o montante produzido por um capital de R$ 10.ooo,00 aplicado a uma taxa