Matemática financeira
1. Quando for calcular aumento de preço (ex: a geladeira subiu de 800 pra
1000) coloca o primeiro numero 800 delta% e o ultimo numero (1000)
2. Se eu quero saber quanto 20 é percentualmente de 100, coloco 100 enter
20 %
3. CHS troca o sinal
4. Ano civil é pela folha do calendário. No ano comercial todos os meses tem 30 dias
5. Quanto tiver falando de prestação, se for parcela igual, usa PV e PMT.
Se for parcela diferente usa NPV e CFJ.
6. Atencao; NPV jamais deve ser considerado como valor de entrada
7. Parcela , em financiamento, é sempre igual a juros + amortização. A máquina tem uma função que separa as duas, mas só considera a tabela price, quando as parcelas são iguais. É a função amarela n = amort
8. Quando o problema pedir pra calcular o n tem que checar o resultado fazendo a contraprova. Isso porque a máquina não calcula valor fracionado.
Pra fazer a contraprova, clica no PMT. Se der zero está ok. Se não der, faz N= (FV/PV)/1i . Vai encontrar o n fracionado.
9. Quando tenho um financiamento com carência, preciso jogar o PV para o valor presente. Ou seja, eu transformo a parcela imediatamente anterior à da carência em FV (modo end) e calculo o seu valor. Depois reinicio o calculo do problema, considerando aquele valor como um novo PV . exemplo: se a primeira é ao final do terceiro mês, vou calcular o novo PV no mês 2.
10. Tem que ter atenção na interpretação. Digamos que o problema fale em
36 parcelas sendo a primeira ao fim do terceiro mês. No esquema coloco a primeira no terceiro mês e sigo com 38 parcelas (somo as duas parcelas que não paguei com as 36 pedidas). Apesar de ter 38 parcelas, sendo duas zeradas, na hora de calcular o n , ele continuará sendo de 36
11. Ainda sobre interpretação. Se o problema falar em carência de seis meses, não pago no sexto mês e sim no sétimo mês.
12. Quando estou trabalhando com as teclas azuis, o i de juros é irr
13. Em tecla azul, não