Matemática Financeira
Módulo: 02
Atividade: Individual
Título: Juros Simples e Juros Compostos
Aluno: Rosenir da Silva Fernandes
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MFPÓS_T0300_0913
Introdução
O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque muitos de nós preferimos o consumo imediato, e estamos dispostos a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste período estiver disposta a emprestar esta quantia à alguém, menos paciente, deve ser recompensado por esta operação na proporção do tempo e risco, que a operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros, que variam entre juros simples e compostos, que veremos alguns exemplos no desenvolvimento desta atividade.
Justificativa
Em todos os lugares do mundo, independentemente de raças, credos ou sistemas políticos, desde os primeiros anos de escolaridade a matemática faz parte dos currículos escolares, como uma disciplina básica. Parece haver um consenso com relação ao fato de que seu ensino é indispensável e sem ele é como se a alfabetização não tivesse sido completada. A utilização dos juros é útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira.
Desenvolvimento
Juros Simples
É o regime em que o capital aplicado permanece constante durante todo o tempo de aplicação, calculando-se o juro somente no final do período.
Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital. Atualmente, o sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, por ser mais lucrativo. Os juros simples eram