Matemática Financeira
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Matemática Financeira – Juros Simples e Compostos
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
A matemática financeira é uma ferramenta que nos permite manipular valores ao longo do tempo, com o objetivo de fazer comparações entre diferentes tipos de investimentos, nos ajuda a calcular o lucro que teremos em uma operação financeira, calcular valor de uma prestação, saldo devedor de um financiamento, decidir qual o melhor financiamento. Juros são a remuneração pelo empréstimo do dinheiro, há dois tipos de juros, os simples e compostos.
Justificativa
A Matemática Financeira nos auxilia a tomar a decisão financeira correta. Juros simples o valor dos juros a serem pagos é definido no início da operação e os juros compostos são os juros de cada intervalo de tempo, é calculado e incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
Desenvolvimento
Os Juros existem porque muitas pessoas preferem o consumo imediato do dinheiro e estão dispostas a pagar um preço por isso. A maioria das operações financeiras utiliza os juros compostos, estão incluídas compras de médio e a longo prazo. Alguns exemplos que podemos dar são cartões de créditos e poupança, já os juros simples normalmente são usados para operações de curto prazo o desconto de duplicata, por exemplo.
Para o cálculo de cada taxa de juros existem fórmulas para chegarmos no resultado final.
Sendo que: VP é o valor presente, I é a taxa de juros, N o prazo da aplicação e VF o valor futuro.
Para que facilite o entendimento é importante termos o conhecimento de que:
Valor Presente é aquilo que temos em nosso poder hoje.
Valor Futuro é o resultado do meu investimento.
Juros é a remuneração do capital. É a quantia que se paga além do principal, pelo empréstimo do dinheiro
Prazo é onde definimos o período da nossa aplicação ou empréstimo.
Os juros simples