matemática financeira
A Matemática Financeira é muito utilizada na análise de um investimento de capital ou financiamento de bens para consumo. Ela tem o objetivo de empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira de um Fluxo de Caixa.
Capacitação de Juros Simples
Em capacitação simples, seria o juros calculados sobre o valor inicial, por exemplo um empréstimo do qual definiram que os juros seriam simples, ele ira ser calculado sobre o mesmo valor de inicio. O valor da dívida pode ser calculada de forma linear e de maneira intuitiva, os mesmo são cálculos de divida ou aplicação, assim os juros é igual no período de composição da divida ou a aplicação. Com isso os valores aumentam conforme o passar do tempo, em muitos países é utilizados os mesmo porém os que possuem baixo custo de inflação, no caso do Brasil que possui alto inflação então recomenda-se que seja utilizado a capacitação simples em curto prazo. Sua aplicação direta é dos conceitos mais básicos da matemática, e seus elementos mais adquiridos são através de cálculos de PV (valor presente), i (taxa de juros), n (tempo, período), FV (futuro valor).
Capacitação de Juros Composta Define-se juros compostos aquele que no mês é incorporado ao capital, formado a cada mês, um novo valor com rendimento de taxas chamadas “juros sobre juros”, que seria um mês inicial de aplicação de seu dinheiro ira gerar um valor de juros, com passar do tempo esse valor vai aumentando conforme a aplicação inicial exemplo, colocação de um capital em uma poupança no valor de R$ 1.000 (mil reais), a uma taxa percentual de 0,1%, seu capital em um mês irá para R$ 1.001,00 (mil e um real), ou seja ira girar através desse percentual porém, ele a cada mês vai gerar sobre o capital final, depois de 5 (cinco) meses por exemplo o capital final seria de 1.005,00 (mil e cinco reais).
Seus elementos para calculo, é PV (valor presente), i (taxa de juros), n (tempo, período), e FV (valor