Matemática Financeira
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: O Olhar da Sociedade Sobre Juros Simples e Compostos
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 374
Introdução
Os Juros não são expostos para a sociedade de maneira clara e precisa, caso deseje algum conhecimento mais profundo é preciso então pesquisar, questionar e ver alguns exemplos para um melhor entendimento e saber realmente como eles interferem no nosso cotidiano.
Justificativa
Nos dias atuais é extremamente importante ter o conhecimento sobre as formas dos juros, pois são essenciais para as tomadas de decisões, decisões que interferem no modo no qual o capital será aplicado ou obtido.
Neste trabalho falaremos sobre os Juros de Empréstimos, que podemos encontrar tanto na forma de Juros Simples quanto Juros Compostos.
Desenvolvimento
Conceito de Juros
Juro é a remuneração sobre o capital empregado (SAMANEZ, 2007). Ao aplicarmos um capital durante determinado período ao final deste período o valor que será igual ao valor do capital aplicado acrescido da remuneração durante o período da aplicação.
Rendimento = Montante – Aplicação
Juros Simples
Os juros são sempre calculados em função do capital inicial aplicado, os juros sobre essa operação não são capitalizados, portanto não rendem juros, apenas o valor principal que foi aplicado é que rende juros. (PUCCINI, 2001)
O capital cresce de forma linear, a taxa de juros terá um comportamento linear em relação ao tempo. Nesse regime, a taxa poderá ser alterada para qualquer outro período com base em multiplicações e divisões, pois será mantida a proporcionalidade existente.
Abaixo fórmula para cálculo do rendimento a juros simples por um único período:
J = P x i, onde J corresponde aos Juros, P corresponde ao Valor Presente e i corresponde a Taxa de Juros.
Para cálculos durante um determinado período de tempo, deve-se usar a fórmula abaixo:
J = P x i x n, onde n é o período de tempo a que