matemática financeira
TRABALHO DE sociologia
Aluna: Natasha Stefany da Silva Santos
Classe Social, Ação Social e Fatos Sociais.
O Fato social, segundo Durkheim, é a forma de ser, pensar e agir do indivíduo, na qual apresenta três características principais: a exterioridade, pois o fato social é exterior ao indivíduo, sendo que a sociedade influencia cada sujeito; a coercibilidade, que diz que as pessoas tendem a aceitar leis impostas pela sociedade sem se manifestar contra, podendo se de caráter Legal, que são prescritas na Legislação e se estabelece penalidade correspondente, ou a "Espontânea", que são as que afloram como resposta a uma conduta inadequada por um grupo ou uma sociedade; e a terceira característica é a Generalidade, pois os fatos sociais possuem uma grande frequência que ocorre nos indivíduos.
A Ação Social é a conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Estabelecendo conexões entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos. Sendo que, a ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. O indivíduo que, por meios dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social.
Classes sociais divididas em "proletários" - os trabalhadores - e os "capitalistas" foram formadas pelo surgimento do capitalismo tornando a sociedade injusta e desigual retirando do trabalhador o produto fruto de seu trabalho em troca se um salário, que eles dependem para sobreviver. Sendo que, este trabalho rendia lucro pela exploração do proletário, fazendo-o trabalhar por horas seguidas sem pagar o suficiente.