Matemática financeira
ATPS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Sob a orientação do professor Fernando Junca
FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ-SP
NOVEMBRO DE 2012
Camilla Lima
SUMARÉ-SP
ETAPA 03: Amortização de Empréstimos. Equivalência de capitais a juros compostos.
Etapa 03: Desenvolver uma planilha de amortização utilizando os seguintes dados:
Valor do Capital: R$120.000,00
Prazo: 18 meses
Taxa de Juros: 1,25%a.m.
PLANILHA 1 - FÓRMULA SAC (Anexo 01)
Planilha 02 – FÓRMULA SACRE (Anexo 02)
Planilha 03 – FÓRMULA PRICE (Anexo03)
Etapa 04, passo 02: Destacar a metodologia para a apuração do índice, bem como o período para as coletas que compõe o IGP-M.
O IGP-M tem como base metodológica a estrutura do índice geral de preços-disponibilidade interna(IGP-DI), resultando da media ponderada de três índices de preços: o índice de preços ao produtor amplo(IPA-M), o índice de preços ao consumidor(IPC-M) e o índice nacional de custo da construção (INCC-M).
IGP-DI: para efeito de coleta de preços, adota-se o período compreendido entre o dia 21 do mês anterior ao de referencia e ao dia 20 do mês de referencia. A cada mês de referencia apura-se o índice três vezes, em intervalos cumulativos de dez dias, denominados decêndios, os resultados das duas primeiras apurações previas serão considerados valores parciais e o ultimo será o resultado definitivo do mês.
IPA-M: Tem periodicidade mensal e é apurado com base em pesquisa sistemática de preços realizada nas principais régios de produção do país.
IPC-M: Sua pesquisa de preços se desenvolve sistematicamente entre os dias 21 do mês anterior ao de referencia e o dia 20 do mês de referencia.
INCC-M: O índice nacional resulta da média aritmética ponderada dos sete municípios de capitais. Sua pesquisa mensal de preços é realizada entre os dias 21 do mês anterior ao de referencia e o dia 20 do mês de referencia.
Passo 03: Listar os índices do IGP-M dos últimos meses e listar em planilha excel, apurando o IGP-M médio.