matemática financeira
Teoria de Amostragem
Nome: Cristina Ingridi Nunes Goncalves Nº UC13102015
Nome: Marta Gonçalves da Silva Nº UC13103201
Nome: Dayane do Carmo Soares Faria Nº UC14100115
Nome: Rodolfo Brunetto Tomazini Nº UC13101107
Nome: Daiane de Oliveira Rodrigues Nº UC11018234
Série:
Turma: Estatística Aplicada às Ciências Sociais I
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão visa mostrar os principais conceitos em relação à teoria de amostragem, suas funções, métodos entre outros. Exemplos práticos de uso facilitando o trabalho do dia a dia na pesquisa e o uso facilitado das amostras sobre determinada população ou referência.
TEORIA DA AMOSTRAGEM
Conceito
Procedimento através do qual se selecionam alguns membros de uma dada população como representativos de toda população, envolvendo os seguintes conceitos:
População: Conjunto de elementos, eventos ou medidas com uma característica comum, pertencentes a uma mesma unidade amostral.
Amostra: Parte representativa de uma população.
Unidades Amostrais: Elementos espaciais ou temporais a partir dos quais são levantados os dados.
Estação: Referência espacial atribuída a uma ou mais amostras situadas no mesmo ponto.
AMOSTRAGEM X CENSO
A amostragem é muito utilizada em pesquisas grandes onde é inviável e oneroso a pesquisa de todo um grupo a ser pesquisado, a exemplo uma pesquisa com todos os eleitores do Brasil, seria muito caro e mais demorado, já o Censo é para uma população pequena onde há necessidade de todas as informações individuais a exemplo as pesquisas do IBGE em relação a quantidade de domicílios no DF. Então podemos concluir que a diferença entre um e outro é o tamanho da população a ser pesquisada.
AMOSTRAS PROBABILÍSTICAS E NÃO PROBABILÍSTICAS
As amostras probabilísticas são construídas a partir de certas hipóteses ou conjunturas sobre o problema em questão e constituem-se de duas partes:
1- Dos possíveis resultados e
2- De certa lei que nos