Matemática Financeira
A Matemática Financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo, é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
A matemática financeira é utilizada em todas as operações de financiamento: crédito a empresas e pessoas físicas, financiamentos habitacionais, crédito direto e outras. Também é necessária em investimentos mobiliários nos mercados e capitais. Em todas essas situações é imprescindível, a utilização dessas técnicas para conhecer o custo e o retorno de operações , auxiliando na tomada de decisões.
Conceitos gerais para os recursos , é necessário pensar:
Capital e juro: segundo (Samuel Hazzan, josé Nicolau Pompeo-6.ed.-2007 , Matemática Financeira)Chamamos de CAPITAL qualquer valor monetário que uma pessoa (física ou jurídica) empresta para outra durante certo tempo.Tendo em vista que o emprestador abstém-se de usar o valor emprestado , e ainda , em função da perda de poder aquisitivo do dinheiro pela inflação e do risco de não-pagamento , surge o conceito Juro, que pode ser definido como o custo do empréstimo ( para o tomador)ou remuneração pelo uso do capital (para o emprestador).
O capital é representado pela letra C.
O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.
JUROS:
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
JUROS COMPOSTOS: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de