Matemática financeira

779 palavras 4 páginas
A diferença existente entre mercados de título e mercado de ações.

Mercado financeiro e de capitais.

Objetivo: Conhecimento sobre o assunto abordado, esclarecimento de dúvidas, entre outros.
Justificativa: Explicar as características fundamentais de cada tipo de mercado e sua função no contexto da economia e compreender as principais características e importância das bolsas de valores para a sociedade, bem como para todo país.
Introdução: Na economia existem agentes que, de um lado possuem superávit em seus orçamentos (ao fim de um determinado período de tempo sobra dinheiro) e de outro, agentes que possuem déficit (ao fim de um determinado período falta dinheiro), é necessário que a economia possibilite a transação entre esses dois grupos. Semelhante a idéia de mercado de bens e serviços, onde os agentes se encontram num determinado momento para demandar produtos e serviços pagando por eles, os mercados financeiros possibilitam o encontro dos mesmos agentes, no entanto com objetivos diferentes: de um lado, obter liquidez (os deficitários) e de outro lado fornecer liquidez (os superavitários).
Desenvolvimento: Quando a empresa deseja tomar um empréstimo para financiar a construção de uma nova fábrica ela pode tomar um empréstimo diretamente do público. A forma de obter esse empréstimo diretamente do público é realizando a venda de títulos. Título é um certificado de endividamento que especifica as obrigações do tomador do empréstimo para com o detentor do título. Neste título é identificado o período em que o empréstimo será reembolsado, chamado data de vencimento, e a taxa de juros que serão pagos periodicamente até a data de vencimento do título. Embora esses títulos possam diferir de muitas maneiras, há três características principais: o prazo, o risco de crédito e o tratamento tributário.
Ao prazo, o tempo decorre até o vencimento do título, alguns têm prazos curtos, de alguns meses, outros prazos longos de até 30 anos. Títulos de longo prazo são

Relacionados