Matemática Financeira
Módulo: 2
Atividade: 2
Título: Juros Simples e Composto
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós Adm
Introdução
É antigo o conceito de juros, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceito surgiu quando se percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro.
Os juros existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes. Um dos primeiros indícios apareceu no ano de 2000 aC. Em citações antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outros materiais que eram emprestadas; os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas.
A História também revela que a ideia se tinha tornado tão bem estabelecida que já existia uma firma de banqueiros internacionais em 575 aC. Sua renda era proveniente das altas taxas de juros cobradas pelo uso de seu dinheiro para o financiamento do comércio internacional. O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira, mas também seus usos sofreram poucas mudanças através dos tempos.
Justificativa
O estudo da Matemática financeira é importante em função do crescimento do capital aplicado com o tempo. Sua aplicação está presente em toda parte, nas mais diversas formas, desde a antiguidade, e com o tempo vem evoluindo. A Matemática financeira, como o próprio nome diz, está ligada a parte financeira. Ela descreve as relações do binômio tempo e dinheiro, sendo assim, ela se ocupa em estudar e fornecer ferramentas adequadas para que sejam tomadas as decisões corretas. Faz parte da grade curricular de diversos cursos, sendo muito importante em cada um deles, seja em um