Matemática financeira
PRESTAÇÃO = AMORTIZAÇÃO + JUROS
Esta separação permite discriminar o que representa devolução do principal (amortização) do que representa serviço da dívida (juros). Ela é importante para as necessidades jurídico-contábeis e na análise de investimentos, em que os juros, por serem dedutíveis para efeitos tributáveis, tem um efeito fiscal.
O termo carência designa o período que vai desde a data de concessão do empréstimo até a data em que será para a primeira prestação. Esse período pode ser negociado entre credor e devedor. Os sistemas de amortização podem ou não, ter período de carência.
Entre os principais sistemas de amortizações de empréstimos temos: Sistema de Amortização Constante (SAC), Sistema de Amortização Francês (Sistema Price), Sistema de Amortização Americano e Sistema Misto. Neste Trabalho iremos abordar apenas o Sistema SAC e o Sistema Price.
2. SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO FRANCÊS (TABELA PRICE)
História
A criação do sistema Price de amortização ocorreu no século XVIII pelo filósofo, teólogo e matemático inglês Richard Price. O sistema associa a teoria de juros compostos aos empréstimos de pagamentos iguais e sucessivos.
A denominação “Tabela Price” é utilizada somente no Brasil, uma vez que em outros países é conhecido por “Sistema Francês de Amortização.
O método à princípio foi idealizado para o cálculo de pensões e aposentadorias, porém foi a partir da 2ª revolução industrial que sua metodologia de cálculo foi aproveitada para cálculos de amortização de empréstimo.
Esta tabela de amortização é que uma tábua de fatores por meio dos quais se pode calcular por