Matemática financeira POSADM FGV

268 palavras 2 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 Atividade: 2
Título: A Análise Econômica de Projetos e Investimentos com o uso do VPL e da TIR.
Aluno: Guilherme Menezes Ramos
Disciplina: Matemática Financeira Turma: MFPOS_T0383_1014

Introdução

A análise econômica de um investimento ou de um projeto serve para calcular o retorno esperado, evidenciando se o investidor terá lucro ou prejuízo no futuro. Para fazer essa análise são usadas duas ferramentas da matemática financeira – o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), as quais serão apresentadas ao longo do trabalho. Serão mostrados o conceito, as vantagens e desvantagens de cada um.

Justificativa
Entender as ferramentas de análise de investimentos, principalmente VPL e TIR, é de grande relevância para pessoas que querem aprender sobre finanças e gerenciamento de projetos, além de ser um auxílio a quem se interesse em fazer alguns investimentos e precise analisar as opções.

Desenvolvimento
VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)
Segundo José Carlos Franco de Abreu Filho (professor de finanças corporativas da FGV) VPL é simplesmente a diferença entre o valor presente de um projeto e o custo do projeto na data atual. Por tanto, o VPL é usado para calcular a medida exata do lucro líquido ou do prejuízo de um investimento, sempre descontando o fluxo de caixa para a situação inicial.
Para determinar se o Valor Presente Líquido de um projeto é positivo, ou seja, o projeto vale mais do que custa, o VPL deve ser sempre maior ou igual a zero (VPL ≥ 0). Se o VPL for negativo, ou seja, custa mais do que vale, então ele será menor do que zero

Relacionados