Matemática financeira micro economia conceitos de demanda oferta rt pn pe
1ª) Demanda de mercado.
Seja U uma unidade qualquer (bem ou serviço) e seja D a demanda ou procura de mercado desta utilidade a um preço P, isto é, a soma das quantidades que todos os compradores do mercado estão dispostos e aptos a adquirir ao preço P, em determinado período de tempo, que pode ser um dia, uma semana, um mês, etc.
Insistimos que a demanda ou procura a que nos referimos é a de todos os compradores da utilidade e não a de um comprador individual.
A função que todo preço P associa a demanda ou procura de mercado ao preço P é denominada função demeanda ou função procura de demanda da utilidade, no período considerado.
2ª) Oferta de mercado.
Consideremos uma utilidade qualquer (bem ou serviço) e seja S a oferta de mercado desta utilidade a um preço P, isto é, a soma das quantidades que todos os produtores estão dispostos e aptos a vender ao preço P, durante certo período de tempo.
No que se refere a esse período de tempo, vale a mesma consideração feita no caso da demanda de mercado e, analogamente, insistimos no fato de que a oferta a que nos referimos é a oferta de todos os produtores da utilidade e não a de um produtor, individual.
A função que a todo preço P associa a oferta de mercado ao preço P é denominada função oferta de mercado da utilidade, no período considerado.
3ª) Ponto de equilíbrio (PE) e quantidade de equilíbrio (QE).
O preço de equilíbrio de mercado (PE) para data utilidade é o preço para ao qual a demanda e a oferta de mercado desta utilidade coincidem.
A quantidade correspondente ao preço de equilíbrio é denominada quantidade de equilíbrio de mercado da utilidade (QE).
4ª) Receita Total
Seja U uma unidade (bem ou serviço) cujo o preço de venda por unindade seja um preço fixo P0, para quantidades compreendidas entre Q1 e Q2 unidades.
A função dada por RT= P0 ● Q, com Q1 ≤ Q ≤ Q2 é denominada função receita total ou simples receita total.
5ª) Ponto de nivelamento.(break-even point)
Sejam CT a função