Matemática Aplicada
PROFESSORA: RENATA GONÇALVES
Joinville
Junho, 2014.
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho visa apresentar o conceito de derivada e suas aplicações e sobre a técninca de derivação. Desta forma, realizaremos todas as tarefas propostas da empresa P&H.
DESENVOLVIMENTO
(Etapa 1 )
Derivada é a medida da declividade de uma reta tangente a cada ponto da função de onde surgiu, ela também é uma função que fornece valores relativos de uma utilidade, podemos também lembrar que o ângulo da reta tangente ao ponto da curva inicial pode ser encontrado através da derivada, pois ela fornece o valor da tangente deste ângulo.
Podemos extrair muito das derivadas, elas nos fornecem vários artificios para manipular os números em uma função, possibilitando diversas maneiras de extrair informações. As derivadas trazem um novo meio capaz de nos trazer novas formas de analisar dados númericos.
Ao contrário do que muitos pensam, o conceito de derivada é muito usado em situações "corriqueiras" do dia a dia.
Por exemplo:
Um navio petrolífero sofre um acidente e começa a despejar óleo no mar, ameaçando a vida marinha de um oceano ou até mesmo a praia, os técnicos precisam agir rápido para conter o derramamento de óleo e preservar a fauna. Uma grande aliada deles são as derivadas que entre outras aplicações também servem para indicar a taxa de crescimento de uma determinada grandeza em relação a outra.
Assim com base nas derivadas cientistas podem prever como o quanto a mancha de óleo está a cada instante e onde ela estará em determinado momento, podendo tomar decisões estratégica para minimizar o desastre. Na verdade mesmo sem perceber, já utilizamos derivadas para fazer diversos cálculos, simplificando, tudo que envolve uma taxa de variação pode ser entendido como uma derivada. Assim a famosa fórmula da velocidade escalar média da física =v=d|t pode ser