Matemática aplicada
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusões finais
Bibliografia
Introdução
Após este trabalho, conheceremos a história dos logaritmos e, á partir disso, entenderemos sobre sua aplicabilidade nos dias de hoje, que são feitas desde cálculos de preços e estoques até as medições de escalas de terremotos.
História dos Logaritmos e sua aplicabilidade no cotidiano.
A historia começa com um dos mestres que freqüentava a “Casa da Sabedoria” em Bagdá, por volta de 809-833 d.C, o matemático e astrônomo chamado Al-Khowarizm. O mesmo escreveu dois livros muito importantes para a matemática, que são “Sobre a arte de calcular hindu” e “Álgebra” e a partir deles, a noção de uma função Polinomial começou a ser notada, onde os três últimos capítulos de Álgebra abrangem os casos clássicos de equações quadráticas de três termos e as soluções são dadas por regras elementares para completar o quadrado.
Sendo assim, podemos encontrar as raízes da equação polinomial de 2° grau, dada por [pic], sendo a diferente de 0.
Exemplo:
Coeficientes, a, b e c, números reais com a ≠ 0. Observe:
[pic]
Divide-se toda expressão por a ≠ 0, obtendo-se:
[pic]
Soma-se e subtrai-se o termo [pic]para completar o quadrado:
[pic]
Extraindo-se a raiz quadrada de ambos os lados:
[pic]
O matemático Bhaskara (1114-1185) também aperfeiçoou as informações, criando assim a fórmula de Bhaskara, usada na resolução das funções de 2° grau.
O primeiro a ter o método de resolução das equações do 3° grau foi Scipione Del Ferro (1465-1526), porém a data não se sabe, pois o mesmo não publicou a solução, revelando somente proximo a sua morte a um estudante de matemática: Antônio Maria Fior.
Nicolo Tartaglia (1500-1557) também aprendeu a resolver equações cúbicas e foi organizado uma competição entre Tartaglia e Fior. Nesse duelo matemático, Tartaglia venceu Fior,