Matematica
A terra anda em órbita à volta do Sol, uma órbita semelhante a uma roda um pouco achatada, de facto, numa orbita elíptica.
A distância média da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilómetros. Durante o verão a Terra afasta-se cerca de 4 milhões de quilómetros; durante o Inverno, aproxima-se de uma distância igual. Mas esses 4 milhões de quilómetros não são grande diferença em 150 milhões.
Durante a sua longa viagem à volta do Sol, a Terra encontra-se em dois momentos distintos do ano, no ponto mais afastado, chamado afélio, e no ponto mais próximo, chamado de periélio.
Na figura podemos observar o Hemisfério Sul (chamado Meridional ou
Austral) tem uma superfície maior iluminado pelo Sol e o Hemisfério Norte
(também chamado Hemisfério Sentrional ou Boreal) tem uma superfície mais pequena iluminada pelo Sol. Estamos em pleno período estival no Hemisfério Sul e de invernia no Hemisfério Norte.
É devido ao movimento de translação da Terra em torno do Dol e da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da eclíptica que existem as estações do ano, o calor e o frio e as noites curtas e longas.
A Terra além de descrever uma órbita em torno do Sol, também descreve uma órbita em torno de si mesmo, gira sobre o seu próprio eixo que faz um ângulo de 23,5 graus com o plano da sua órbita.
A inclinação do eixo terrestre é sempre a mesma, invariável.
Na figura seguinte registamos a situação de verão no Hemisfério Norte e inverno no hemisfério Sul.