matematica
Se já é um longo caminho fazer com que uma embalagem plástica retorne à indústria como matéria-prima, parece impensável fazer com que rejeitos como gomas de mascar usadas e bitucas de cigarro tenham uma destinação ambientalmente correta. É nessas novas fronteiras da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos que a operação global da TerraCycle vem trabalhando.
Curiosamente, a tecnologia para reciclar gomas de mascar foi desenvolvida no Brasil. O químico Osvaldo Leonel Júnior criou um processo para reciclar as gomas já mascadas, que viram polímeros novamente e podem entrar na composição de produtos plásticos na proporção de 30% resina de goma de mascar e 70% resina plástica virgem ou reciclada a partir de outros produtos. Sócio da empresa Ecological Reciclagem, com unidades em Limeira e Cerqueira César (SP), a demanda para o desenvolvimento da tecnologia partiu da TerraCycle. A resina foi batizada de Ecogoma.
No processo, as gomas de mascar passam por um processo de triagem. Depois, por uma descontaminação química e física. No terceiro passo, os polímeros recebem aditivos e a resina final então é formada. “O produto final tem as mesmas características de um polímero comercial. Ele pode ser injetado, laminado e utilizado para fazer novos produtos plásticos, como lixeiras, pallets e até mesmo um coletor para recolher gomas de mascar”, diz Fábio Kühl, diretor comercial da Ecological.
A solução ainda não está sendo comercializada, mas já há interesse em exportar a tecnologia.
Aluno: Lucas Rodrigues
Curso: Eletricista Industrial
Turno: Tarde
asdasdas
Reciclagem do chiclete
Se já é um longo caminho fazer com que uma embalagem plástica retorne à indústria como matéria-prima, parece impensável fazer com que rejeitos como gomas de mascar usadas e bitucas de cigarro tenham uma destinação ambientalmente correta. É nessas novas fronteiras da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos que a operação global da TerraCycle