matematica
Ano de 1971. O professor Niklaus Wirth projeta uma linguagem como trabalho escolar para estudantes de programação da Universidade Técnica de Zurique, Suíça. Essa linguagem vem a se chamar Pascal, homenageando o filósofo e matemático do século XVII, Blaise Pascal.
A partir dessa época, diversas versões de Pascal foram implementadas, com destaque especial a Borland / Inprise, que construiu os melhores e mais populares compiladores Pascal.
Turbo Pascal 1: Desde a sua primeira versão, o compilador pascal da Borland (chamado de Turbo Pascal) já possuía ambiente para digitação e depuração do código fonte, e fazia a compilação e linkedição do código em um único processo. Outra característica dos compiladores Turbo Pascal: são extremamente rápidos e geram executáveis enxutos, e com código nativo.
Turbo Pascal 2 e 3: Foram acrescentadas algumas funcionalidades nessas versões, como o acesso a diretórios através do ambiente de programação, para a localização de arquivos. Foi incluído novos procedimentos e funções.
Turbo Pascal 4: Foram introduzidas rotinas do DOS para leitura de diretórios, leitura e escrita de atributos de arquivos; ferramentas para acesso à memória e portas de hardware; facilidades para a construção de rotinas gráficas, com estilo de contornos e preenchimentos; foi implementado na versão 4 o conceito de unidade (Unit), fazendo com que um mesmo código fosse compartilhado entre vários programas fonte, e sem a necessidade da recompilação; esta versão ainda foi responsável pela implementação de novos tipos de dados e finalmente, a possibilidade de deixar o programa residente.
Turbo Pascal 5: Ocorreu uma importante evolução no compilador - a depuração. O programa agora pode ser executado passo a passo, inclusive com o acompanhamento do conteúdo das variáveis.
Turbo Pascal 5.5: Esta versão foi a responsável pela estréia do Pascal Orientado a Objetos, dando origem a primeira implementação do Object Pascal.
2