matematica
g(x) = 2x → note que f leva cada valor de x ao resultado 2x.
Mas, e se quisermos chegar a um determinado resultado aplicando um número real sucessivamente à lei das funções: f e g? Para esse tipo de situação utilizamos as propriedades de uma função composta, nesse caso devemos originar uma nova função, observe: h(x) = g(f(x)), função h é a composta de g com f. f(x) = 2x + 1 e g(x) = 2x
h(x) = g(f(x)) h(x) = g(2x+1) h(x) = 2 * (2x+1) h(x) = 4x + 2
Função Racional: Uma função racional, y = f(x), é uma função que pode ser expressa como uma razão (quociente) de dois polinômios P(x) e Q(x).
[pic]
Algumas Considerações:
O domínio de uma função racional consiste de todos os nºs reais x tais que Q(x)[pic]0.
Ao contrário dos polinômios, cujos gráficos são curvas contínuas (sem interrupções), o gráfico de uma função racional pode apresentar interrupções (descontinuidades) nos pontos onde o denominador é igual a zero.
[pic]
Ao contrário dos polinômios, uma função racional pode não estar definida para determinados valores de x. Próximo desses valores, algumas funções racionais têm gráficos que se aproximam bastante de uma reta vertical (assíntota vertical)que é representada por linhas tracejadas.
[pic]
Uma exceção é o caso em que, apesar do denominador ser igual a zero para um determinado valor de x, este pode ser cancelado no processo de fatoração e simplificação. Nesse caso, a função racional apresenta um "furo" no ponto onde o denominador é igual a zero.
[pic]
Outra característica de algumas funções racionais, é o fato de algumas funções começar e/ou terminar cada vez mais perto de uma reta horizontal (assíntota horizontal).
[pic] [pic]
Função exponencial: Toda relação de dependência, em que uma incógnita depende do valor da outra, é denominada função. A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte