Matematica
- Texto, contexto e interlocução.
O texto é uma manifestação linguística produzida em uma situação concreta (contexto) com um determinado proposito (intensão).
O contexto é uma inter-relação de circunstancias que acompanham um fato ou um acontecimento. O que constitui o texto no seu todo; contextura.
Interlocução pressupõe a existência de sujeitos que se comunicam a partir de situações da realidade social concreta em que se encontram. Originalmente significa diálogo, mas o significado foi estendido a toda forma de interação e comunicação entre os sujeitos.
Ex: João diz: - Hoje não chove
E Marcelo retruca: - Claro não há uma nuvem no céu.
- Unidade temática do texto: Ideias principais e secundárias, relações temáticas entre os textos, coesão e coerência textuais.
Para distinguir uma ideia principal de uma ideia secundária podem seguir-se as seguintes regras:
• Em qualquer parágrafo existe, usualmente, uma frase que exprime uma ideia principal;
• As frases que exprimem as ideias principais caracterizam-se por conter afirmações mais genéricas e amplas;
• As frases que exprimem as ideias secundárias transmitem informações mais detalhadas; • Se se retirarem as frases que exprimem as ideias principais, o texto deixa de fazer sentido;
• Se se retirarem as frases que exprimem as ideias secundárias, o sentido do texto não é alterado.
*Relações temáticas entre os textos
Com muita frequência um texto retoma passagens de outro. Quando um texto de caráter científico cita outros textos, isso é feito de maneira explícita. O texto citado vem entre aspas e em nota indica-se o autor e o livro donde se extraiu a citação. Num texto literário, a citação de outros textos é implícita, ou seja, um poeta ou romancista não indica o autor donde retira as passagens citadas, pois pressupõe que o leitor compartilhe com ele um mesmo conjunto de informações a respeito das obras que compõem um