Matematica a serviço da empresa
MODULO 2 – ATIVIDADE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM
LINHARES, 19 DE NOVEMBRO DE 2012.
PANORAMA DO USO DE DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR
A escola não tem nenhum registro ou ainda não trabalha os problemas envolvendo drogas, por esse motivo não ficam em evidencia as informações relacionadas ao consumo da mesma. O âmbito da comunidade escolar, uma grande parte faz uso de drogas sendo elas bebidas alcoólicas, maconha, crack e tabaco, a maioria desses usuários são funcionais e dependentes.
Os membros da comunidade que fazem uso de drogas são de grande maioria aqueles que têm uma renda baixa, com o uso faz com que a situação financeira da família fique ainda mais difícil, pois os mesmo utilizam tudo ou a grande parte do salário para poder sustentar o vicio. As crianças pertencentes a esse grupo social, pode se perceber que muitas têm problemas familiares, sendo vitimas de violência ou abandono.
A escola oferece para as crianças do quinto ano do ensino fundamental o curso do PROERD (programa educacional de resistência às drogas e violência) que visa atender crianças de 09 a 12 anos de idade, tem o intuito de prevenir que as crianças tenham a curiosidade de experimentar algum tipo de droga, no final de 17 semanas, as crianças passam por uma formatura onde fazem um juramento de se manter-se longe das drogas e da violência. A comunidade enfrenta o uso de drogas como a falta de autoestima por esse motivo muitos acaba caindo no mundo das drogas, a grande maioria pensa que se o usuario entrar para alguma crença religiosa ele conseguirá se livrar das dependências químicas.
É evidente que alguns funcionários da escola utilizam algum tipo de droga, não as populares, mas mesmo assim fazem o uso de tabaco e bebidas alcoólicas, muitos pais fazem o uso de álcool bebendo apensa socialmente. Existem também aqueles pais que são dependentes químicos, são muitas as histórias relatadas pelas crianças, sendo que muitas vivenciam assassinatos