matematica na educação infantil
2) O problema poderia ser trabalhado no 7º e 8º ano do ensino fundamental.
3) Sim, pois se trata de um problema contextualizado, ele pode ser trabalhado de diferentes formas (aprofundando) em cada uma das series que se deseja trabalhar. Acredito que de uma forma ainda mias aprofundada ele possa também ser trabalhado com alunos de Ensino Superior.
4) A resolução de problemas como metodologia de Ensino, foi utilizada para a formação de um novo conhecimento do aluno utilizando o que os alunos já tinham, fazendo assim com que esses desenvolvessem a sua capacidade de organizar e administrar as informações que estavam ao seu alcance. Pois nenhum conceito ou formula foi dada, cada um teve que utilizar o seu próprio raciocínio e assim solucionar a situação proposta.
5) Sim. Para termos uma caixa planificada ao recortar quadrados nos cantos dos retângulos. Precisámos de quatro quadrados com as mesmas dimensões. Dessa forma, a dimensão máxima de cada quadrado depende diretamente da dimensão do lado menor do retângulo dado. Exemplo: No retângulo com dimensões 10 cm e 16 cm, os quadrados não podem ter lados com medida maiores que 5cm (limite máximo para a altura). Da mesma forma, também existe o valor mínimo para a altura. Para que a planificação seja de uma caixa, deve existir um valor, por menor que seja para a altura. Caso contrário, a figura deixará de ser a planificação de uma caixa. Como este valor é mínimo, temos um valor aproximado (quanto mais for possível) de zero.
6) Da mesma forma que iniciamos a aula sem que os alunos soubessem sobre o conteúdo trabalhado, e conseguiram construir conceitos e propor formulas com a ajuda e orientação do