matematica na biologia
Arapiraca-AL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA – JUNIOR
MATEMÁTICA
Equipe:
Laryssa do Nascimento Alves
Maria De Lourdes Nascimento Co-autor:Emerson Feliciano da Silva
Co-autor: Bruno dos Santos farias
Orientador: Dr. José da Silva Barros
Arapiraca-AL
Sumario
Justificativa;
Objetivo;
Metodologia;
Introdução;
Biografia;
Definições;
Conclusão;
Referencias bibliográficas.
Justificativa
O tema “Probabilidade” foi o alvo desse trabalho, pois trata-se de um ramo da matemática no qual está presente na Biologia, por ser matérias distintas, resolvemos mostrar o que elas tem em comum, a matemática.
Objetivo
Mostrar a importância do aprendizado da matemática, indicando que o bom entendimento da mesma é de fundamental valor para um melhor desempenho em matérias distintas, onde a matemática está presente.
Introdução
O que é Probabilidade?
A palavra probabilidade deriva do latim probare, que significa testar, provar. Ela é utilizada em circunstâncias onde não temos a certeza de que algo irá ocorrer e são associadas chances a cada ocorrência possível.
Noções de teoria de probabilidade
A genética mendeliana utiliza elementos de matemática que explicam tendências de processos que ocorrem ao acaso. Para muitas pessoas, um fenômeno regido pelo acaso seria totalmente imprevisível, mas isso mudou com o desenvolvimento da Teoria de Probabilidade.
Biografia
Gregor Mendel (1822-1884) foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia. O mesmo nasceu em Heinzendorf, na parte da Silésia, que pertencia a Áustria. Filho de camponeses, observava e estudava as plantas. Sua