Matematica - Logaritimos
Neste trabalho vamos estudar mais alguns conceitos importantes sobre o logaritmo, quero que vocês leiam com bastante atenção as explicações e os exercícios resolvidos e tentem resolver os exercícios propostos, vou usar uma aula para resolver os exemplos mostrados aqui no trabalho, mas é muito importante que antes desta aula você leia toda a explicação contida abaixo para poder entender com mais facilidade a resolução dos exemplos na sala de aula.
Você vai entregar os exercícios propostos em uma folha de almaço copiando cada exercício com caneta azul ou preta e respondendo a lápis com o maior capricho possível.
Ao total são três exercícios propostos e a data da entrega vai ser determinada pelo professor na sala de aula.
BOM TRABALHO
Vamos continuar falando sobre os logaritmos, ate agora para calcular o valor de um logaritmo nos escrevemos este logaritmo em forma de uma exponencial e com as devidas propriedades conseguimos encontrar o seu valor, mas, existem diversos logaritmos que não conseguimos calcular escrevendo em forma de exponencial e para estes logaritmos vamos ver algumas propriedades que vão nos ajudar nestes cálculos.
Antes de iniciar com as propriedades quero alertar que todos os logaritmos usados nos exercícios estarão na base 10 e vamos escrever simplesmente log b, para representar o logaritmo log10 b.
Para todos os exercícios deste trabalho será fundamental uma calculadora para a realização dos cálculos. Propriedades operatórias dos logaritmos
1º propriedade: Logaritmo do produto
loga (b.c) = logab + logaC
Em uma mesma base, o logaritmo do produto de dois ou mais números reais e positivos é igual à soma dos logaritmos de cada fator do produto.
Exemplo:
log 14 = log (2.7) = log 2 + log 7 log 27 = log (3.3.3) = log 3 + log 3 + log 3
OBS: Para realizar estes cálculos basta fatorar o 14 e o 27 por fatores primos
2º propriedade: Logaritmo do quociente
loga
= logab – logac
Em