MATEMATICA FINANCEIRA
A importância desse estudo se dá ao passo que contribui para a detecção do custo benefício relacionado à implantação dos controles financeiros nas empresas.
Objetivo geral:
Demonstrar a importância do regime de capitalização para a tomada de decisões financeiras a fim de se realizar a melhor forma de investimento gerando maximização de riqueza.
Este estudo visa apontar a importância da fixação de juros, que contribui para que seja possível transformar o valor do dinheiro ao longo do tempo, podendo mostrar os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização tanto simples como composta.
Justificativa
Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados. a taxa varia linearmente em função do tempo.
Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo.
Desenvolvimento
1.1 Capitalização Simples
1.2 Conceito
No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é