matematica financeira
A contabilidade existe desde o surgimento da humanidade. Com o passar dos anos, o homem foi acumulando riquezas e a comunidade crescendo, fazendo com que surgisse a necessidade de novas formas de cuidar dos seus bens. Então, a partir daí, surgiram os primeiros vestígios de um registro contábil e com ele a história da contabilidade. De acordo com Hoss et al. (2006) a contabilidade surgiu da necessidade humana de controlar suas riquezas, ou seja, de saber sobre o seu patrimônio. Com a evolução da humanidade e desenvolvimento dos mercados saber apenas o quanto se tem já não é mais o bastante.. Com a competitividade cada vez mais acirrada entre as empresas, quem tem informação e souber como usa-lá, pode aumentar suas chances de permanecer no mundo dos negócios . Neste contexto temos, então, que a contabilidade serve como instrumento para a tomada de decisão, desde que consiga gerar informações úteis e em tempo hábil, através da coleta de dados econômicos e relatórios que atendam as necessidades de seus usuários e utilize a matemática financeira como ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa, pois a sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.
A matemática financeira fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.
Sua aplicação não se restringe apenas às empresas, a matemática financeira é uma importante aliada para cálculos corriqueiros como, por exemplo, a melhor forma de efetuar o pagamento de uma casa, um carro ou até mesmo de eletrodomésticos e da sua compra do mês, as variáveis incluídas em toda transação financeira podem ser minimizadas desde que seja empregado um método confiável.
Existem avaliações econômico-financeiras, contábeis, de recursos humanos e mais uma